A sugestão foi apresentada pelo portal e-Cidadania do Senado e hoje já conta com mais de 30 mil assinaturas. O argumento do pedido é o de que a “República presidencialista se mostrou não efetiva” no país.
“A República presidencialista se mostrou não efetiva, tendo que gastar orçamentos que poderiam ser investidos no povo, para comprar apoio no Senado e Câmara, com a monarquia parlamentarista, o partido eleito teria mais autonomia para governar, sem precisar usar dinheiro público para ter apoio”, diz a sugestão.
Como a proposta já angariou mais de 20 mil assinaturas, ela foi enviada para a Comissão de Legislação Participativa do Senado. A partir daí, caberá aos senadores do colegiado decidir dar ou não prosseguimento ao tema.
Figurinha repetida
O Brasil já debateu se seria uma monarquia parlamentarista ou uma República presidencialista em 1993, ano em que o país realizou um plebiscito sobre o tema.
A República saiu vencedora da consulta popular. O modelo foi escolhido por 66,28% eleitores, enquanto que o regime monarquista recebeu apoio de apenas 10,26% dos votantes.
Por Gustavo Zucchi
Fonte: metropoles.com