Reality show proibido pela OAB, Mansão Jurídica está de volta e estreia no dia 3 de dezembro; confira!

reality show proibido oab mansao juridica volta estreia 3 dezembro confira
VIRAM ESSA? 😱 Após anos de controvérsia e debates jurídicos, o reality show Mansão Jurídica (@mansaojuridicaoficial), idealizado pelo advogado carioca Alberto Lopes Jr. (@albertolopesjr_), finalmente será exibido entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2024. Apresentado como o primeiro reality jurídico do Brasil, o programa reúne 14 operadores do direito, de diferentes especialidades e regiões do país, confinados em uma mansão em Búzios/RJ para uma competição que mistura conhecimento jurídico e entretenimento.

Segundo Alberto, a proposta é proporcionar um formato de “infotenimento” que desmistifique o mundo jurídico, tornando-o acessível e interessante para o público geral. “A Mansão Jurídica foi uma ideia que nasceu disruptiva, rompendo com tudo o que havia sido feito até então acerca de eventos e programas jurídicos. A viralização do programa, furou a bolha do direito e virou notícia em grandes portais como Globo.com, Uol, IG gente, Jovem Pan, Amo Direito, Migalhas, Consultor Jurídico, JusBrasil, além de ter sido o assunto mais comentado nas redes sociais durante meses.”, explicou o advogado.

Polêmica com a OAB Federal

A ideia, entretanto, não esteve livre de embates. Quando anunciada em 2021, a iniciativa enfrentou resistência da OAB Federal, que suspendeu o projeto, alegando possíveis infrações éticas, como mercantilização da advocacia e captação irregular de clientes. A decisão foi tomada em meio a uma onda de críticas e ataques nas redes sociais, com muitos julgando o projeto sem conhecer sua essência.

O idealizador contestou as acusações e defendeu a legalidade da iniciativa, afirmando que a Mansão Jurídica não era direcionada apenas a advogados e tinha caráter educacional e cultural, ausente qualquer elemento de mercantilização da advocacia. “As pessoas têm medo do novo. A história da humanidade nos mostra isso. É muito fácil criticar e julgar o invisível. Lamentavelmente, a OAB Federal, de forma ilegal, mormente por se tratar de um projeto jurídico amplo, não só para advogados, com nenhum viés para captação de clientela ou mercantilização da advocacia, determinou sumariamente o cancelamento do evento, que seria transmitido ao vivo no Youtube. Os fundamentos seriam comentários de haters que é o que mais ocorre com pessoas e eventos de sucesso. Com a certeza inabalável de não ter cometido nenhuma infração ética, aguardei, com serenidade, o arquivamento do processo ético, o que somente ocorreu neste ano e, assim, a Mansão Jurídica será exibida, após as eleições da autarquia sui generis. Finalmente haverá um material para ser julgado.”, declarou.

A suspensão do projeto resultou na instauração de um processo ético contra o desenvolvedor, que foi arquivado apenas em 2024, liberando a exibição do reality. Para o advogado, a exibição do programa será também uma forma de apresentar os fatos sob uma perspectiva justa: “Agora haverá um material para ser julgado de forma objetiva.”

Formato e exibição

O programa, que está de volta e será transmitido nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 20h, promete combinar desafios práticos e teóricos no campo jurídico, com momentos de convivência e interação entre os participantes. Para acompanhar o reality, o público pode se inscrever no perfil oficial do projeto no Instagram, @mansaojuridicaoficial, ou acessar o site oficial, www.mansaojuridica.com.

A estreia!

A estreia da Mansão Jurídica (@mansaojuridicaoficial) marca um momento importante para o debate sobre inovação no universo jurídico brasileiro. Além de ser um projeto pioneiro, ele traz reflexões sobre a resistência às mudanças e o papel das instituições na promoção de iniciativas disruptivas. Com o fim do imbróglio ético, o reality se prepara para surpreender e entreter, provando que o direito pode, sim, ser acessível e divertido.

Anterior Próxima