A bandeira foi hasteada no início do ano e retirada há pouco mais de um mês. A remoção do objeto não impediu o advogado Ítalo-brasileiro Luiz Scarpelli de formalizar a denúncia. Segundo ele, o caso foi encaminhado à Presidência da República no Brasil, ao Ministério das Relações Exteriores, à Câmara dos Deputados e ao Senado.
Em entrevista ao portal italiano Il Gazzettino, Scarpelli classificou o episódio como uma falta de respeito com os brasileiros.
“Solicitei uma intervenção por um ato que é moralmente reprovável. Isso foi uma falta de respeito com os brasileiros. Para nós, brasileiros, e também para nós italianos, nossos símbolos são sagrados: se qualquer brasileiro desrespeitasse a bandeira italiana, eu faria a mesma denúncia”, declarou o advogado ao Il Gazzetino.
De acordo com o jornal italiano, o prefeito decidiu utilizar a bandeira como forma de protesto ao atender um grande número de pedidos de registro de descendentes brasileiros que acabaram de se tornar cidadãos italianos, o quais, segundo ele, estariam “atrapalhando” o funcionamento do cartório civil.
Por Vitória Oliveira
Fonte: bnews.com.br