Governador diz que cidade de SC se destaca ‘pela cor da pele das pessoas’

governador cidade sc destaca cor pele pessoas
[ Assista AQUI ] Via @correio.braziliense | O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), afirmou que Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil" se destaca pela cor da pele das pessoas". Segundo o IBGE, Pomerode tem 80,38% da população branca.

A declaração foi feita nesta quarta-feira (15/1) durante abertura da 40ª festa Pomerana. O áudio da entrevista foi divulgado na página oficial do governo do estado de Santa Catarina. 

O assunto gerou polêmica nas redes sociais. O vereador Leonel Camasão replicou o áudio afirmando que se trata de uma fala racista. Camasão disse que vai acionar a Procuradoria Geral da República para investigar o caso. Jorginho Mello diz que o conteúdo da entrevista foi distorcido e que acusação de racismo não se aplica a ele. 

Ao publicar a entrevista de Jorginho Mello, Leonel Camasão disse que buscará responsabilização do governador pela "fala racista". “A declaração potencialmente criminosa foi dada na abertura da 40ª Festa Pomerana e exposta no site da Secretaria de Estado da Comunicação. Acabo de acionar minha equipe jurídica para avaliarmos que medidas podemos tomar para que Jorginho seja responsabilizado por sua fala racista”, diz o vereador. 

Após a acusação, Jorginho se pronunciou nas redes sociais e negou ter praticado racismo. O governador disse que tomará medidas judiciais contra o vereador que divulgou o caso: “É lamentável a tentativa de um vereador do PSOL de distorcer o conteúdo de uma entrevista que concedi na abertura da Festa Pomerana, em Pomerode. Tomarei todas as medidas judiciais cabíveis. Racismo é crime, e essa acusação não se aplica a mim. Até o próprio vereador sabe disso.”

A fala de Jorginho Melo foi gravada por ao menos três emissoras locais durante entrevista coletiva na festa Pomerana. O Correio identificou que em uma das matérias, veiculada no youtube, a fala foi editada pela emissora para retirar a declaração sobre a cor da pele das pessoas. Na entrevista que foi ao ar restou apenas o comentário de Jorginho Melo exaltando as tradições germânicas e a beleza turística da cidade onde a festa é realizada. 

Assista e comente no Instagram:

Fonte: correiobraziliense.com.br

Anterior Próxima