IA faz sucesso na Justiça do Trabalho com 11 mil usuários em 2 semanas

Via @metropoles | A inteligência artificial (IA) generativa fez sucesso na Justiça do Trabalho, com 25% de todos os profissionais do país utilizando a ferramenta Chat-JT duas semanas após o lançamento, segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O Chat-JT, ferramenta desenvolvida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), já é utilizado por 11 mil usuários, entre magistrados, servidores, prestadores de serviço, estagiários e jovens aprendizes.

O sistema, de acordo com o TST, foi projetado para auxiliar o público interno da Justiça do Trabalho nas atividades jurídicas e administrativas, contribuindo, também, para a celeridade e modernização do serviço prestado à população. “Sua capacidade de personalização permite que cada profissional adapte a ferramenta à sua rotina de trabalho, maximizando sua eficiência e produtividade”, informou.

O presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, disse que o projeto do Chat-JT “demonstra compromisso com a inovação e a busca constante por soluções que beneficiem todos os que trabalham na instituição e, consequentemente, os cidadãos que procuram a Justiça”.

Após o lançamento da ferramenta, o órgão realizou o webinário Aprendendo a usar o Chat-JT, do qual participaram, simultaneamente, 4 mil profissionais. Na ocasião, especialistas em IA demonstraram como a ferramenta pode ser usada para otimizar o trabalho diário, em tarefas como pesquisa de jurisprudência e elaboração de documentos.

“Tenho orgulho em ver a Justiça do Trabalho abraçando a tecnologia para melhor servir à população, e o Chat-JT é um claro exemplo desse avanço. Nossa meta é continuar investindo em soluções inovadoras que garantam um serviço público mais ágil, eficiente e acessível a todos”, disse o ministro Aloysio Corrêa.

Por Isadora Teixeira
Fonte: metropoles.com

Anterior Próxima