Segundo o órgão, o edital será unificado para todos os blocos temáticos. O modelo será diferente da primeira edição que houve um edital para cada bloco temático.
Além disso, o MGI também indicou mudança no preenchimento dos itens da prova. O novo modelo indica um código de barras que identifica o candidato.
Clique aqui para saber tudo sobre o CNU 2025
Provas do CNU 2025
Segundo a ministra do MGI, Esther Dweck, as provas do Concurso Nacional Unificado devem ser aplicadas no segundo semestre de 2025.
A novidade sobre a aplicação da prova é que terá a substituição do sistema de “bolinhas” para o preenchimento dos cartões de resposta por um código de barras que identifica o candidato.
Segundo o MGI, cada caderno de questões virá com um código único, que identificará o candidato sem revelar seus dados pessoais aos corretores.
Veja a declaração da ministra Esther Dweck:
“Não é o nome ou número de inscrição, mas a máquina consegue ler e garantir que aquela prova pertence àquela pessoa”.
De acordo com o MGI, a tecnologia já foi testada em outros concursos. A expectativa é que agilize também a correção e a divulgação de resultados.
Edital unificado em 2025
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) também divulgou que o novo Concurso Nacional Unificado terá um edital unificado para todos os blocos temáticos.
O modelo será diferente da primeira edição do CNU que houve um edital para cada bloco temático. Na ocasião foram 8 editais publicados.
Com a confirmação do novo CNU, a equipe de professores do Gran apontaram como se preparar.
Próximos passos
O planejamento do MGI é definir a banca organizadora do Enem dos concursos em abril. Para isso será publicado um Termo de Referência de Chamamento Público (TR) para a escolha da banca.
O cronograma preliminar indica que as provas serão aplicadas no segundo semestre de 2025.
A lista final dos órgãos que aderiram ao edital unificado devem ser divulgados em breve.
Além disso, o MGI informou que em 2026 não será realizado o certame unificado por causa do calendário eleitoral.
Veja a declaração da ministra Esther Dweck:
“Por ser ano de eleição, é muito mais difícil realizar o concurso. Temos que homologar todos os resultados antes do início do período eleitoral”.
Por Guilherme Pesqueira
Fonte: https://blog.grancursosonline.com.br/cnu-2025-edital-unificado-todos-blocos-tematicos/?utm_source=wsp_blog&utm_medium=post&utm_campaign=cnu